Um tema bastante delicado e polêmico, pois infelizmente esse problema ainda vive com algumas pessoas que pensam e agem de uma forma preconceituosa contra os nordestinos. Quando se fala em Nordeste vem a mente de algumas pessoas de outras regiões logo o analfabetismo, a miséria, a seca, homem rude e a mulher caipira, a pobreza! O sinônimo de nordestino é pobre, baixinho, feio, escuro sempre inferior e sempre aquela pessoa que tenta ir pra São Paulo em busca de um emprego. Um dos maiores pontos de preconceito com certeza é o SUL, ali se um pobre nordestino vai a passeio é tratado como um ser inferior, pelo simples fato do sotaque nosdestino pensam logo que é um pobre, analfabeto e por ai vai, algumas pessoas pensam que esse preconceito é coisa do passado, mas quem dera fosse assim infelizmente isso ainda predomina, e faz com que aumente cada vez mais o preconceito em geral. O povo nordestino merece respeito, o nordeste não é um lugar onde se tem apenas pobres, analfabetos e tudo isso que citei acima, o nordeste não é uma região onde cada passo que você dá encontra seca, animais morrendo de fome e gente mal-educada. Me lembro agora de uma música que Elba Ramalho canta que diz assim: "Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente?" e ela ironicamente cita algumas coisas que o Brasil sentiria falta, praticamente o Brasil fica dependente do Nordeste, como por exemplo o que seria do Brasil sem o forró de Luiz Gonzaga? ela também diz: "Brasil teria de importado do Nordeste o algodão, a cana, cajú, laranja, abacaxi, o sal de cozinha o petroléo, a cebola o aguardente o Nordeste é auto-suficiente o seu lucro seria garantido." E por ai vai, são coisas que fazem sentido mas claro estão longe de virar realidade, mas que provam o que há de bom no Nordeste, e que esse preconceito deve acabar por mais que estejam na mente da minoria, mas graças a Deus, ao Senhor do Bom Fim e a Padre Cicero o Nordestinos são pessoas bonitas, simpáticas, com muita água e com o "buxo" cheio e o coração aberto para receber os brasileiros que assim resolverem visitar esse paraiso, por quer se o Brasil é lindo com certeza metade da beleza está no Nordeste, e é por isso que eu digo : "Sou nordestino com muito orgulho", e termino com as palavras de Elba na música "Nordeste Independente" : "Eu não quero com isso que vocês imaginem que eu tento ser grosseiro pois se lembrem que o povo brasileiro é amigo do povo português, se um dia a separação se fez todos dois se respeitam no presente se isso ai já deu certo antigamente nesse exemplo concreto e conhecido imaginem o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente".independente".

3 comentários:
POxa bruno!Preciso repartir: Que curioso esse seu post..porque há pouco mais de três dias, eu fui baixar essa música, e tava falando sobre isso com meu pai..ai descubro seu blog hoje e leio esse texto MASSA, que fala por todos nós!EU TAMBÉM TENHO MUITO ORGULHO DE SER NORDESTINA! E CONCORDO com tudo o que você disse, EM NÚMERO, GÊNERO E GRAU. E viva Elba, Viva o nosso NOrdeste Independente!
Bruno, achei muito interessante seu blog e o jeito como você sabe argumentar...
Também tenho orgulho de ser nordestina ;D
Adorei mesmo!
Beeijos
Tomara que seu blog seja excluido por abandono e rejeição aos leitores! hunf! Bora postar né....hehehe beijo!
Postar um comentário