quinta-feira, março 26, 2009

Hã?

Tentar escrever sobre a coisa mais complicada, ou melhor, sobre o sentimento mais enigmático e imprevisível que existe: o amor. É complicado! Acho que nenhum ser humano pode definir perfeitamente o que seja o amor, nem o mais intelectual, nem o sociólogo, nem o filósofo, nem o religioso. Talvez quem melhor possa falar é quem está passando pelo processo de amar. Vamos definir, existem vários tipos de amor, amor fraterno, amor amigável, amor de mãe, amor de filho, e tantos outros, mas o amor em questão é o amor de "apaixonar-se". Amor de apaixonar-se? Terá diferenças entre o Amor e Paixão? Bom, Freud explica.
Enfim, na minha opinião amar é você ouvir aquela música e lembrar daquela pessoa, amar é você estar onde for e ter aquele pensamento bobo, é você fazer planos e imaginar coisas que você nem sabe se um dia vai acontecer, é seus olhos brilharem quando você for falar da tal pessoa, é você ridiculamente escrever em seu blog sobre o tal do amor, é você deixar o orgulho de lado. Existe explicação pra esse tal de amor? É o medo de ficar só? É a vontade de criar uma família? É o anseio de ter alguém pra cuidar de você? É se preocupar com você? Pra mim vai além, muito além. O bom desse negócio é você amanhecer sabendo que tem alguém que lhe ama, e que é recíproco, é você telefonar pra dar aquele "Boa Noite", é você ligar simplesmente pra ouvir a voz, é você ver o mundo de uma forma diferente, como se tudo fosse bom, como se os problemas fossem inertes.
E os tipos de amores? Tem tipos?. Claro que tem, existem amores recíprocos, amor de uma pessoa, amor platônico, amor velho, amor eterno, amor maluco, etc. O mais complicado? "Cada um no seu quadrado"- Não, eu não curto essa música - mas o tal do platônico, ô amorzinho complicado. Amar sem ser amado? ou Amar como um fraco? Lulu Santos e Vanessa da Mata que nos responda com suas canções clichês! "Sempre que estou indo, volto atrás" - "Pois que seja fraqueza então". Forte demais! Bom, mas quem sou eu pra querer definir essa coisa tão complexa que é o amor, apenas um simples mortal! Que os deuses do amor nos guie para que o certo seja feito, seja lá qual o tipo de amor, paixão, paixonite ou afins. O que eu sei é que todo mundo sente uma coisa chamada AMOR que não se pode explicar. Mas o que é o amor?!.
Me disseram uma vez ,
Que o danado do amor
Pode ser fatal
Dor sem ter remédio pra curar
Me disseram também
Que o amor faz bem
E que vence o mal
E até hoje ninguém conseguiu definir
O que é o amor
Maria Rita - O que é o Amor.