Um grande absurdo foi cometido com a classe dos jornalistas que passam 4 anos se esforçando e lutando para ter um diploma nas mãos, no dia 17 de junho, por 8 votos a 1 foi derrubada a lei que exigia o diploma ao jornalista. Em torno dessa polêmica decisão, se formou uma grande interrogação entre os estudantes que já se formaram, e pricipalmente entre os que hoje cursam.Durante o julgamento da decisão, o presidente do STF comparou jornalistas com cozinheiros. "Um excelente chefe de cozinha poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima estarmos a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional." Isso causou uma grande revolta entre os estudantes, pelo modo rasteiro em que o ministro tratou os profissionais. Afinal, a responsabilidade de trabalhar em uma cozinha, não é a mesma de ir as ruas, se criar uma matéria, de estar numa bancada de um jornal, enfim de exercer o papel do jornalista.
Conversava com um amigo meu, e ele me disse: " Veja, o Mercado já está saturadíssimo e, agora, além de concorrer com jornalistas, iremos concorrer com os "filhos" dos editores-chefes que vão ser "jornalistas" para abaixar os custos da empresa".E eu perguntou, se formos desistir agora com essa decisão tão infeliz para nossa classe, será que vamos ter capacidade de concorrer com os "jornalistas" do futuro? Será que somos tão auto-suficiente para desistirmos de aprender? Se eles vão entrar no mercado sem diploma, nos vamos entrar após ter passado 4 anos aprendendo.
Sem dúvidas, é uma fase em que o jornalismo está passando, mas não significa que devemos desistir, não! Temos que cotinuar, afinal o curso de Jornalismo não irá acabar, a profissão não vai se exterminar, pelo contrário, vai ser exigido muito mais dos futuros jornalistas, qualificação e um diploma na mão. Já foi dito também pelas principais empresas de comunicação, que só serão aceitos profissionais com o curso completo de Jornalismo, não devemos abaixar a cabeça com a decisão dos ministros, e sim encarar como uma motivação e uma prova de quem verdadeiramente ser um jornalista capacitado, e quem quer tentar ser um "cozinheiro".
Bruno Brandão
Nenhum comentário:
Postar um comentário