Hoje terminei de ler a saga 'Ho-ba-la-lá - À procura de João Gilberto'. Foi um prazer poder entrar em um mundo tão particular. Na verdade, dois mundos, o de João Giberto e também o do finado Marc Fischer. O livro conta a história do jornalista Marc, natural de Berlim, ele vem para o Brasil, passar uma temporada no Rio de Janeiro com um violão nas costas. A sua busca é de simplesmente encontrar João e pedir para que ele toque Ho-ba-la-lá. Uma longa saga, um exemplo, uma história bem feita, bem aprofundada.
Foi bom entrar na vida de tantas pessoas, há tempo não lia tão rapidamente. Desvendei e fui a cada lugar. Só lamento o fim do pobre Marc, poucos meses antes do lançamento do livro, suicidou-se na Alemanha. Talvez o 'vampiro' cantor de 'O pato' mecheu demais com a mente do jornalista, tão experiente.
Me senti próximo de João. Tão próximo do que quando cheguei perto de Bebel Gilberto. Se bem que, dizem que nem a própria filha o vê. Mas, o interessante do livro é que existe na verdade uma desmistificação do homem. Ele não é tão estranho. Não é tão dificil. Apenas chegou onde queria, caminha como quer, em busca da perfeição e da batida perfeita, clichê, mas sim, da batida perfeita.
Chega de saudade. Que Marc tenha conseguido passar o que quis. Uma inspiração. E que João, continue com a sua eterna beleza e seu grande mistério, seu eterno silêncio.
"Que não sai de mim, não sai de mim, não sai..."

Um comentário:
Agora deu mais vontade de ler! =)
Postar um comentário